Nome completo: Marshall Bruce Mathers III
Data de nascimento: 17.10.1972
Gênero: Rap / Hip-Hop
Site oficial: http://www.eminem.com
Eminem é um dos mais controversos, populares e talentosos rappers de todos os tempos.
Seus pais são Deborah "Debbie" Mathers-Briggs e Marshall Bruce Mathers II. Nascido na cidade de St.Joseph (perto de Kansas City), ele foi abandonado pelo pai aos 2 anos de idade e eles nunca mais se falaram, a não ser por algumas tentativas do pai se aproximar do filho quando ele ficou famoso.
Eminem tinha uma vida miserável e muitas vezes teve que morar em abrigos, trailers ou casas de parentes.
Sua mãe era viciada em remédios e drogas e eles tinham uma relação difícil. Essa situação também foi retratada em música: Cleanin’ Out My Closet (álbum The Eminem Show, 2002).
Foi no colégio que ele conheceu Kimberly Ann Scott, a Kim. Ela fica grávida em 1996. O álbum “Infinite” foi um fracasso e Kim o proibiu de ver sua filha, Hailie. Eminem tentou o suicídio por overdose de medicamentos. Como deu errado, ele juntou forças para voltar com tudo para a música e se reconciliar com Kim. Deu certo: eles se casaram em 14 de junho de 1999.
Hailie (nascida em 25/12/1996), se tornou parte muito importante de sua vida, e inspiração para várias músicas: ’97 Bonnie & Clyde (1999), Hailie’s Song (2002), My Dad is Gone Crazy (2002) e Mockingbird (2004).
1999 foi o ano que elevou Eminem ao status de estrela, mas foi também aí que começaram os problemas legais, principalmente em família. Tanto sua mãe quanto sua esposa o processaram por difamação, custódia da filha e pensão, entre outros problemas, já que o casal se separou legalmente em 2001, depois de uma tentativa de suicídio de Kim.
Além de criar sua filha, Eminem também toma conta da filha da irmã gêmea de Kim, Alaina ‘Laney’ e de seu meio-irmão Nathan.
Eminem sempre gostou de rap e começou a fazer apresentações com 13 anos, ganhando popularidade local com o grupo Soul Intent. Depois do fracasso de seu álbum de estréia, “Infinite” em 1996, ele ganhou reconhecimento com “The Slim Shady EP”, que trazia letras mais obscuras. Ele chamou atenção devido a seu estilo diferenciado, meio caricatural e pelo fato de ser branco, num estilo dominado por negros.
Foi Dr. Dre que descobriu Eminem e o levou para uma grande gravadora. É em 1999 que ele lança “The Slim Shady LP”, que fez muito sucesso, apesar das letras controversas.
O próximo álbum foi “The Marshall Matters LP”. O primeiro single The Real Slim Shady foi um verdadeiro hit e criticava várias celebridades como Christina Aguilera e Fred Durst (Limp Bizkit). Na música Stan, parceria com Dido, ele fala da obsessão de um fã por seu ídolo.
“The Marshall Matters LP” confirma o sucesso e é indicado a 4 Grammys, incluindo de Álbum do Ano. Em 2000, Eminem lança o livro Angry Blonde, que ele fala das intenções e emoções das letras de suas músicas.
Em 2001, lança o primeiro álbum do grupo D12, que ele faz parte, chamado “Devil’s Night”.
Em 2002, chega ao mercado, seu terceiro álbum por uma grande gravadora, “The Eminem Show”. O primeiro single Without Me, é como se fosse uma continuação de The Real Slim Shady, com críticas às celebridades.
É nesse ano também que Eminem estréia nos cinemas no (quase) autobiográfico “8 Mile – Rua das Ilusões”. Ele faz várias músicas para a trilha sonora do filme. Uma delas, Lose Yourself, surpreende e ganha o Oscar de Melhor Música, apesar de o rapper ter se recusado a se apresentar na cerimônia.
Em 2003, Eminem chegou a ser investigado pelo Serviço Secreto Americano por suposta ameaça ao presidente americano na música We as Americans.
Em 2004, o rapper lançou dois discos. O primeiro deles foi o “D12 World” com a banda de mesmo nome. O maior sucesso foi My Band.
O outro trabalho foi seu álbum “Encore”. O primeiro single, Just Lose It, tirava um sarro de Michael Jackson. Outra polêmica foi com a música Mosh, que ele criticava abertamente o presidente George W. Bush, às vésperas das eleições.
Em 2005, Eminem saiu em sua primeira turnê em 3 anos, a Anger Management Tour, junto com D12 e 50 Cent, entre outros. Em agosto do mesmo ano, ele foi obrigado a cancelar os shows que faria na Europa ao se internar numa clínica de reabilitação para tratamento do seu vício com medicamentos para dormir.
Saindo da clínica, Eminem lançou sua primeira coletânea, “Curtain Call”.
Surgiram boatos de que ele iria se aposentar e se dedicar mais à família e à produção de discos. Eminem nega e diz que vai apenas ‘dar um tempo’.
O rapper também anuncia que vai se casar com sua ex-mulher Kim, no dia 14 de janeiro de 2006.
Eminem possui sua própria gravadora, a Shady Records (criada em 2000), que é como se fosse uma sub-gravadora da Afternath Entertainment de Dr. Dre. Entre seus outros investimentos estão também uma rádio, Shade 45 e uma linha de roupas, Shady Ltd.
Eminem é também produtor de todos os álbuns do D12 e 50 Cent, além do disco póstumo de 2Pac “Loyal to the Game”.
No total, Eminem tem 21 indicações ao Grammy, tendo ganho 9 delas.
Curiosidades: Eminem é canhoto; tem 1,73m de altura; usa óculos; a cor verdadeira de seu cabelo é castanho escuro; ele lê os livros de Harry Potter para a filha; seus rappers favoritos são Jay-Z, 2Pac, The Notorious B.I.G., Andre 3000, Jadakiss e Nas.