Rihanna, Robyn Rihanna Fenty (Saint Michael, 20 de Fevereiro de 1988) é uma cantora de Barbados, de ascendência barbadiana, guianesa, irlandesa e africana. Mora atualmente em San Diego, Califórnia. Rihanna já vendeu mais de 15 milhões de álbuns e conseguiu colocar cinco músicas (“SOS, “Umbrella (feat. Jay-Z)”, “Take a Bow”, “Disturbia” e “Live Your Life”) no topo da Billboard Hot 100, parada de músicas mais importante do mundo. Rihanna é uma das cantoras que mais têm hits número 1 na Billboard na década de 2000 até o momento. Rihanna é vencedora de 1 Grammy, 2 VMA, 2 EMA, 3 AMA, 3 BMA, 3 NRJ Music Awards, 3 TCA, 2 WMA, entre outros prêmios, sendo uma das cantoras mais premiadas da atualidade. Rihanna em 2007, foi consagrada Rainha do R&b.
Rihanna nasceu na ilha caribenha de Barbados no dia 20 de fevereiro de 1988, filha de Mônica, de ascendência da Guiana, e de Ronald, de ascendência barbardiana e irlandesa. Rihanna tem também dois irmãos mais novos, Rorrey e Rajad. Ainda na primária, na escola Charles F. Broome Memorial School, Rihanna formou o seu primeiro grupo musical com mais duas colegas de classe.
Com 15 anos, Rihanna foi apresentada por um amigo ao produtor musical Evan Rogers, que estava tirando férias com sua esposa de Barbados. Evan, junto com seu sócio, Carl Sturken (que produziram juntos grandes nomes como Christina Aguilera, Ruben Studdard e Kelly Clarkson) ajudou Rihanna a gravar músicas nos EUA, na cidade de New York. Rihanna, Evan e Carl acabaram a secção criando quase 12 músicas. Eles tiraram inspiração do ‘dancehall’ e ‘reggae’ que estão presentes fortemente na cultura musical de Rihanna e fundiram tudo isso com o r&b. Essa mistura resulta num som que é muito original e típico da Rihanna Sendo assim, uma cópia do trabalho de Rihanna foi enviada para Jay-Z, na altura era o vice-presidente da Def Jam.
Em 2004, no colégio da “Combermere School” ela ganhou um concurso de beleza onde foi nomeada ‘Miss Combermere’, e fez uma performance no Colours of Combermere School Show, cantando a música da Mariah Carey “Hero”. Quando a performance acabou Rihanna estava nervosa e ansiosa, mas acima de tudo maravilhada por ter visto um pedaço do rosto de Jay-Z, pois Rihanna nunca tinha visto uma celebridade de tão perto, isto depois do trabalho feito pela cantora já ter sido enviado a várias editoras.
Assim, com o seu talento na performance, Rihanna conseguiu o tão esperado contrato com a Def Jam e lançou seu primeiro álbum, Music of The Sun, iniciando assim uma carreira que prometia ser promissora.
Rihanna em 2005 com o seu primeiro single Pon de Replay, prometia ser uma cantora com fortes influencias na música dance, continuou nesse mesmo gènero até 2006, que lançou o seu primeiro single de A Girl Like Me, SOS, que surpreendeu com as capacidades para o pop e dance-pop. Ainda em 2006, mostrou que também sabia fazer baladas com Unfaithful e desde aí ficou como uma das cantoras mais versáteis no mundo da música.
Mais uma vez iria surprender com Shut Up and Drive, mostrando que tambem tinha “garra” para o rock e pop-rock. Seguiu-se um single totalmente dance, Don’t Stop the Music e mais um som R&B, Hate That I Love You no fim do ano 2007 foi então consagrada a Rainha do R&B devido ao ter sido a maior surpresa neste género.
Com o lançamento do Good Girl Gone Bad: Reloaded, não deixou R&B de lado, e lançou em Março, Take a Bow. Passado pouco tempo, Rihanna juntamente com Maroon 5 lançam If I Never See Your Face Again, música com tendencia pop-rock.
Poucos meses depois, a provar mais uma vez que é muito versátil no que faz, Rihanna lança Disturbia, música R&B, com estreias no synthpop. Finalizando 2008, mais uma música R&B, Rehab.
Segundo as demos lançadas, para 2009, Rihanna promete continuar no R&B mas soltando o seu estilo mais rock, punk, dance e synthpop.